Wednesday, December 31, 2008

MD5 #4

Miss Dove dá-nos cinco daquelas para deixar o indicador dorido de tanto clicar, apontar ou passar páginas.




Revista MARTE
É feita pelos alunos das Belas-Artes de Lisboa. Surgiu em 2005 por sugestão do Prof. Fernandes Dias e em cada edição muda de directores. A nº3 foi recentemente lançada com coordenação de Liliana Coutinho, textos de Leonor Antunes, Nelson Guerreiro, Guillermo Gómez-Peña, entre outros. A reflexão é “De Que Falamos Quando Falamos de Performance”. Compra-se na Ler Devagar, na Fábrica, e brevemente na Almedina do CAM e nas Fnacs.
AQUI




Daily Mug Shot
Desde 1966, que o artista conceptual On Kawara pinta uma tela preta com a data inscrita do dia em que é feita. Todos os dias. Nicholas Nixon fotografou a mulher e as suas três irmãs, “The Brown Sisters”, todos os anos, durante três décadas. Hoje temos o Daily Mug Shot. O site organiza, tem “lembretes” e até faz uma pequena animação. É só sentarmo-nos em frente ao computador.
AQUI




Culture Critic
Os dependentes, em que me incluo naturalmente, já tinham o Culture Shot. Agora desde Novembro temos um novo site brit com “extras”. O Culture Critic tem um “Critometer” que agrega as críticas culturais de todos os principais jornais, revistas e sites, sintetiza as suas opiniões e “estrelas” e apresenta um resultado de 0% a 100%. De “Rot” a “Hot”. E tem também o “CultureCritic Live at the Morpeth”, vídeos com conversas num pub com Jarvis Cocker ou Geoff Travis, por exemplo.
AQUI




Grace Jones & Sophie Fiennes
Deve ser este ano, mas o documentário ainda não tem data de lançamento. Sophie Fiennes (irmã de Ralph e Joseph) vai ter que passar revista a muitas horas de gravação. A realizadora andou atrás de Grace Jones durante os últimos cinco anos. Grace na Jamaica, em reunião de família, a fazer o novo álbum. Nós sabemos esperar.
theworldofgracejones.com




Inc. – livros e edições de autor
Aquele livro que nem que se passe tardes na Fnac a vasculhar se encontra. Aquela edição que queremos ter na mão, folhear e cheirar antes de fazer o verdadeiro investimento. A Inc., na Rua da Boa Nova no Porto, mesmo ao pé da Miguel Bombarda, tem isso e outras coisas. Exemplos? O livro do Wolfgang Tillmans, “Lighter”, da Hanje Catz, os vinis com as capas de Raymond Pettibon, livros de artista de Urs Fisher, Paul McCarthy, Rita McBride ou Graham Gussin.
AQUI Share

No comments: